Por Vanessa de Araújo

Furtos, assaltos, homicídios e conduta arriscada no trânsito são ocorrências que tiram o sossego da comunidade e provocam o sentimento de impotência frente aos casos de violência noticiados a todo o momento na mídia.

Pensando nisso, o deputado distrital Hermeto (MDB) criou o Programa Cidade Segura (PCS), que já tem impactado positivamente neste cenário.

A Lei prevê a instalação de câmeras de vigilância em pontos sensíveis da cidade e promete elevar a sensação de segurança da população, além de servir de apoio aos órgãos de Segurança Pública, que fazem um monitoramento mais amplo da cidade e atuam de forma mais pontual onde precisam.

As câmeras que já foram instaladas no Riacho Fundo 1 têm feito a diferença nos índices de criminalidade da região. Segundo a Secretaria de Segurança, os roubos a pedestres, por exemplo, diminuíram 35% em relação ao ano de 2020. Mas segundo Hermeto, ainda pode melhorar.

“O PCS está ajudando várias regiões a se tornarem mais seguras e precisamos continuar investindo no que têm dado certo. Por isso sugeri ao GDF a instalação de mais câmeras de monitoramento no Riacho Fundo 1. O que está bom vai ficar ótimo”, reforça o policial militar da reserva.

Para os moradores e comerciantes locais as câmeras passam a sensação de segurança que esperavam há muitos anos.

“O Riacho Fundo era conhecido por ser um lugar perigoso e agora não é mais assim. As pessoas se sentem bem em morar aqui e o comércio só cresce“, comenta Jonilson Santos, morador e dono de comércio.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here