Diferentemente dos anos anteriores, onde os empregados e colaboradores da Caesb atendiam aos pedidos feitos pelos alunos do Projeto Golfinho por meio de cartas escritas por eles, em 2020 optou-se pela arrecadação de brinquedos e materiais escolares | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Fim de ano é época de cultivar, mais do que nunca, a solidariedade, a união e a esperança. E esses sentimentos tão nobres e necessários estiveram presentes durante a Campanha de Natal 2020 do Projeto Golfinho, promovida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

A ação deste ano ocorreu entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro. Os empregados foram convidados a doar brinquedos e materiais escolares: 14 pontos de coleta em vários locais da Companhia tornaram possível a realização das doações.

Diferentemente dos anos anteriores, onde os empregados e colaboradores da Caesb atendiam aos pedidos feitos pelos alunos do Projeto Golfinho por meio de cartas escritas por eles, em 2020 optou-se pela arrecadação de brinquedos e materiais escolares. A decisão foi tomada em razão da pandemia, uma vez que as atividades do projeto não estão sendo desenvolvidas de forma presencial.

A entrega das doações aconteceu nas últimas semanas, na Escola Classe 01, no Itapoã, para as crianças atendidas no Núcleo Itapoã, e na Escola Classe 50, de Ceilândia, para os alunos da região. Foram distribuídos 450 presentes para 380 crianças e adolescentes do projeto, além dos irmãos e das irmãs deles.

O coordenador de Integração e Responsabilidade Social da Caesb, Luís Guedes, define o momento como inesquecível. “Este ano foi de muita dificuldade para todos, principalmente para a população mais vulnerável, mas, graças ao espírito de solidariedade e empatia dos empregados e colaboradores da Caesb, foi possível levar algum alento e esperança às famílias atendidas pelo Projeto Golfinho”, comemorou.

A gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Nívia Pedrosa, recebeu uma carta de reconhecimento onde a aluna agradecia todo o carinho dos profissionais, mesmo com a suspensão das atividades presenciais. “Gostaria de registrar o nosso muito obrigado a cada empregado e colaborador da empresa, à direção da Companhia, ao Caeso, à Fundiágua e à Extramed. Todos contribuíram para tornar possível essa campanha de Natal e levar um sorriso para cada criança e adolescente do Projeto Golfinho”, agradeceu a gerente.

Projeto Golfinho

O Projeto Golfinho existe há 19 anos na Caesb e tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças em situações de vulnerabilidade, por meio do esporte e de apoio pedagógico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no contraturno escolar.

Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit de uniforme, além do transporte escolar.

Neste ano, devido à pandemia, o projeto foi suspenso no dia 18 de março. Desde então, a Caesb continua prestando apoio social às famílias atendidas pelo Projeto com a doação de cestas básicas e material de higiene.

*Com informações da Caesb

Fonte: Agência Brasilia