O Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia será instalado no prédio do antigo Touring | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O trecho de área pública situado entre o prédio do Touring e a Biblioteca Nacional, no Setor Cultural Sul, vai ser completamente reformado. A portaria que aprova o projeto urbanístico, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento o Urbano e Habitação (Seduh), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (26).

Estão previstas mudanças no sistema viário, com foco na ligação entre o Eixo Monumental e a Via S2, criando área de pedestres entre o Touring e a Biblioteca Nacional e um amplo calçadão de ligação com a Rodoviária. A proposta inclui ainda a implantação de um bosque e mobiliário urbano entre os dois equipamentos culturais. Serão oferecidas 240 vagas para carros, ônibus escolares, paraciclos e bicicletas.

As obras serão custeadas pelo Sesi/Senai, dentro do programa Adote Uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), com participação da Administração do Plano Piloto. A reforma faz parte de um conjunto de melhorias previstas para a região.

Atual proprietário do Touring, o Sistema S – do qual fazem parte o Senai e o Sesi – planeja transformar o prédio no Museu Interativo da Arte, da Ciência e da Tecnologia.  Os projetos urbanísticos da área pública e do museu foram aprovados, em outubro, pelo Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do DF (Conplan).

 

 

 

* Com informações da Seduh

Fonte: Agência Brasilia