O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (10), da abertura do primeiro curso de capacitação de professores do projeto Construindo Campeões, que atualmente atende 2.600 crianças e adolescentes. Por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o Governo de Goiás oferecerá capacitação aos professores, por meio de cursos e encontros, que acontecem de forma bimestral. Esta primeira etapa está sendo realizada no Centro de Excelência do Esporte, com cerca de 40 treinadores do projeto.

Criado em 2019, já na atual gestão, o programa oferece aulas de karatê e judô em Goiânia, e de karatê em municípios do interior do Estado. “As crianças veem líderes em vocês, professores; aquilo que elas imaginam poder ser um dia na vida e na prática do esporte”, observou Caiado. “E vocês não podem frustrar esses alunos, como eu não posso decepcionar os 7,2 milhões goianos que acreditaram em mim como governador do Estado”, condicionou.

Neste sentido, o governador seguiu: “Peço a vocês o esforço e o máximo de carinho, de resultado, de empenho para que tudo aquilo que é feito em Goiás possa refletir amanhã na formação de nossas crianças”. Disse ainda que é fundamental que “possamos construir uma cultura, uma geração de pessoas que têm outra perspectiva na vida. Essa é a função do Estado, minha função como governador do Estado”.

De acordo com o titular da Seel, Henderson de Paula, o prognóstico é chegar à marca de cinco mil alunos em 2022. Pontuou que o projeto foi idealizado por Caiado, com visão de auxiliar na formação dos participantes e promover desenvolvimento e convívio social. “O mais importante é vocês perceberem que lá no interior, em suas cidades, vocês podem fazer seres humanos com melhor qualidade de vida. Goiás só tem a agradecer”, completou.

“Não tenho notícia de outros países que tenham desenvolvido uma proposta de Estado e governo com essas características e esse tipo de comprometimento”, salientou o diretor técnico da Associação de Karatê JKA, Kazuo Nagamine, ao destacar a importância da introdução da modalidade. “Ações materializadas em projetos como esse nos dão certeza de que os princípios norteadores desta arte marcial, como o respeito e disciplina, serão preservados, principalmente para as gerações vindouras”, afirmou.

Ao se manifestar em nome de todos os professores, o gerente de Incentivo às Práticas Saudáveis da pasta, Mário Kanashiro, pontuou que o projeto não beneficia apenas crianças e adolescentes. “Muitos professores aqui estão tendo a oportunidade da retomada. Passamos um momento muito difícil na pandemia”, comentou.

Evolução

O “Construindo Campeões” surgiu em Goiânia e em 2020 foi expandido para quatro municípios da região do Entorno do Distrito Federal (Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas e Valparaíso de Goiás). Neste segundo semestre de 2021, mais núcleos foram abertos no Estado, como Indiara, Edeia Jaraguá e Uruaçu, que já começaram as atividades.

Outros 21 serão implantados ainda em 2021: Rio Verde, São Simão, Senador Canedo, Bela Vista, Goianápolis, Anápolis, Nerópolis, Posse, Palmeiras de Goiás, Nazário, Caldas Novas, Formosa, Planaltina, Trindade, Morrinhos, Rio Quente, Itapuranga, Itumbiara, Cachoeira Alta, Edealina e Guaraíta.

Resultados

No início de julho deste ano, o Construindo Campeões participou do Campeonato Goiano de Karatê e ficou no segundo lugar geral no quadro de medalhas, classificando vários atletas para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Paulo.

No final do mês de agosto, cerca de 200 alunos do projeto participaram do Open Nacional de Karatê, realizado em Brasília. O troféu foi exibido por Caiado durante o encontro nesta manhã. Atletas de três cidades da região do Entorno (Novo Gama, Águas Lindas e Valparaíso) conquistaram 112 medalhas na competição, sendo 32 de ouro, 27 de prata e 53 de bronze.

Também estiveram presentes na abertura do curso os superintendentes da Seel Luzimar dos Santos (Gestão Integrada), Rudson Guerra (Segurança e Infraestrutura Esportiva) e Antônio Carneiro Neto (Esporte e Lazer); Rondon Caiado, professores de karatê e servidores da secretaria.

Fotos: Wesley Costa

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here