A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), realiza nesta terça-feira, 31 de agosto, o acolhimento de 142 novos médicos e dos gestores municipais aderidos ao Programa Mais Médicos para o Brasil. O evento, no formato virtual, teve início às 8h30 se segue até às 12 horas, com a participação dos novos profissionais, de representantes da SES-GO, das Secretarias Municipais da Saúde, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Ministério da Saúde.

O Programa Mais Médicos para o Brasil visa dotar as regiões consideradas prioritárias de médicos para atuação na Atenção Primária de Saúde (APS), proporcionando a melhoria das condições de saúde da população. Ele é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Ministério da Educação.

A gerente de APS da Sais, Ticiane Nakae, informa que os profissionais são contratados por três anos. Neste período, além de prestar o atendimento à população por meio do Programa Estratégia de Saúde da Família, eles realizam especialização com caráter de integração ensino-serviço, para atuação nas políticas públicas de saúde, na organização e no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Goiás, o Programa Mais Médicos para o Brasil está estruturado em 169 municípios. Ticiane Nakae informa que no Estado existem 724 vagas. Destas, 612 estão preenchidas. O programa é custeado pelo MS, com ajuda de custo dos municípios. A gestão, por sua vez, é realizada pela Comissão de Coordenação Estadual, composta por representantes da SES-GO, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, do MS e da UFG.

O evento terá, em sua programação, a apresentação da Rede de Atenção à Saúde de Goiás, dos aspectos operacionais e legais na execução do Programa Mais Médicos para o Brasil e, ainda, aspectos operacionais e legais na execução do programa. Para acompanhar a reunião de acolhimento aos médicos e gestores de municípios ativos no Programa Mais Médicos para o Brasil no Estado de Goiás, clique neste link.

Foto: banco de imagem SES-GO

Fonte: SES-GO – Governo de Goiás

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here