A Subsecretaria da Tecnologia da Informação (STI), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), está criando uma área específica para tratar de Gestão do Conhecimento. Trata-se de um espaço de aprendizagem que objetiva alinhar as necessidades de conhecimento dos projetos estratégicos de TI do Estado com as necessidades de conhecimento dos profissionais da área.

“O programa nasce da visão de uma era digital que depende do saber que está nas pessoas”, explica a gestora de TI e integrante do Núcleo de Gestão do Conhecimento, Kedma Duarte. “O conhecimento é um valioso patrimônio institucional e nosso principal desafio é transformar o conhecimento individual em organizacional, compartilhando conceitos, boas práticas e tecnologias avançadas, a todos os profissionais de TI do Governo, para que possamos ser mais eficientes junto ao cidadão”, complementa.  

O Núcleo de Gestão do Conhecimento é sustentado por seis eixos: criação de um ambiente virtual de aprendizagem; o projeto de capacitação em TI; um espaço para experimentação de ferramentas de gestão do conhecimento; o laboratório de conhecimento; o observatório do conhecimento; e o banco de talentos de profissionais de TI, que vai sendo gerado a partir da implementação de cada eixo.

A primeira experiência neste novo conceito será levar o profissional de TI à uma cultura de tomada de decisão em dados, por meio do curso de Business Intelligence com Power BI. O curso, em parceria com a Escola de Governo, terá início previsto para o dia 7 de junho, na modalidade ensino a distância (EaD) – 40 horas. Cerca de 150 servidores de 22 órgãos do Estado foram previamente selecionados, dentre eles, superintendentes, gerentes e profissionais de TI. O servidor, terminando a capacitação, já estará apto a aplicar o conhecimento adquirido.

“A área de tecnologia da informação é dinâmica e os profissionais precisam estar em constante atualização. Assim, o programa será contínuo e uma série de treinamentos serão disponibilizados até o final deste ano, com cursos sempre vinculados a um projeto prioritário do Governo”, afirma Kedma. Para participar deste projeto de capacitação o profissional de TI deverá procurar a gerência de TI setorial de seu órgão.

Integram a equipe do Núcleo de Gestão do Conhecimento, além de Kedma Duarte, Fabrícia Neres Borges, William Ferreira e Rodrigo Michel Moraes.

Fonte: Sedi – Governo de Goiás



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here