Com o isolamento social, uma dificuldade comum nas comunidades é manter a conexão com os fiéis. Mas tem como usar a internet para crescer na – como uma igreja online.

A proposta é bem clara: utilizar a internet a favor da vida cristã. Dessa forma, mesmo em situações em que a distância se faz necessária, as igrejas conseguem seguir seus caminhos.

Seja você o líder de uma comunidade ou um cristão que não deixa sua fé de lado, descubra como usar a internet para o seu crescimento espiritual:

1. Devocional diário

O devocional é um momento diário em que se faz a leitura de trechos da Bíblia e há uma reflexão sobre o tema.

Essa é uma atividade muito pessoal, e cada pessoa define o horário que quer fazer o devocional. É um momento de conexão com Deus.

Você pode usar a internet para crescer na fé ao utilizar sites e aplicativos para fazer o seu devocional com mais facilidade.

Existem várias opções disponíveis e, influenciadores como Fabíola Melo, costumam compartilhar seus devocionais com os seguidores.

2. Dinâmicas com o grupo

Uma das coisas que os cristãos mais sentem falta nesse período de isolamento social é o retiro.

Antes da pandemia, era comum que os grupos se reunissem em alguns finais de semana, para participarem de palestras, círculos de oração e momentos de integração com Deus.

E enquanto os retiros não voltam, você pode fazer dinâmicas com o grupo e usar a internet para crescer na fé.

Uma ideia é criar um documento compartilhado, em que cada participante colabora colocando suas reflexões sobre determinados trechos da Bíblia.

Para deixar tudo mais interessante, você pode salvar esse documento em um pen drive e propor que o envio seja feito por Correio, de participante para participante.

É claro que existem alguns cuidados com o pen drive que você deve tomar. Mas essa é uma forma divertida e dinâmica de incentivar a igreja online.

3. Estudos bíblicos

A primeira forma de criar uma comunidade virtual, uma igreja online, é ao propor estudos bíblicos.

Essa dica funciona especialmente para os líderes de grupos e cursos, que podem usar a internet para crescer na fé, ao incentivar os participantes na leitura de materiais.

Nesse sentido, é possível propor a discussão de assuntos semanais, vinculados à Bíblia. Afinal, a Bíblia traz centenas de temas interessantes.

Se você trabalhava com o grupo anteriormente, certamente possui arquivos de atividades prontos no computador ou mesmo dinâmicas que foram bem sucedidas.

Esse material pode ser reformulado para que o grupo use novamente. E se você já excluiu as atividades e documentos, saiba que é possível fazer a recuperação de arquivos de computador.

Para isso, você pode utilizar o programa Recoverit, que faz uma varredura no computador e consegue reconhecer e recuperar mais de cem formatos de arquivos.

O Recoverit consegue reverter exclusões de meses ou anos do seu HD. Assim, ter material pronto para estudos bíblicos e dinâmicas será bem mais fácil.

4. Lives nas redes sociais

Com as restrições de contato social, as lives passaram a ocupar um lugar importante para os cristãos.

Não é por acaso que muitos influenciadores e pastores estão levando a palavra de Deus para as redes sociais, por meio de lives.

Como líder de uma igreja, você também pode aproveitar a sua conta para fazer transmissões ao vivo. Já os cristãos devem aproveitar as redes sociais e usar a internet para crescer na fé.

Interação com a igreja

Além de utilizar as redes sociais para fazer lives, você pode fazer uma igreja online ao interagir com as pessoas por meio de contas oficiais.

Não é difícil criar uma conta para grupos da igreja ou mesmo para uma comunidade. Somente no Facebook, os grupos já reúnem mais de 120 milhões de usuários.

Por isso, considere reunir os membros da comunidade em grupos. Nesses espaços, você pode propor leituras da Bíblia, momentos de meditação ou compartilhar músicas do segmento gospel.

Igreja online cresce na fé

Em tempos em que tudo exige adaptação e criatividade, a igreja não poderia agir de forma diferente.

Para manter a comunidade unida, tanto os líderes quanto os fiéis devem se esforçar para criar uma versão da igreja online.

Assim, ao usar a internet para crescer na fé, é possível fazer um uso saudável dessa ferramenta, para aumentar a conexão com Deus – a melhor forma de aproveitar a internet!



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here